"MATIAS, O SUBSTITUTO" (PARTE 2) Apocalipse 21.9-14

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 51 views
Notes
Transcript
Grande ideia: Deus usa pessoas comuns para atos absolutamente extraordinários.
Estrutura: As características da noiva são impressionantes, seu quadro de beleza é inimitável e nos alicerces da nova cidade, os nomes “doze apóstolos do Cordeiro”.
Aramis de Barros:
(…) o grande historiador Eusébio reitera a ideia de que o suplente de Judas estava entre aqueles setenta discípulos enviados por Jesus. Se for assim, talvez a missão registrada em Lucas 10.1 tenha sido a ocasião perfeita para Matias passar de incógnito e distante aprendiz a discípulo cujas evidente virtude espiritual e qualidades, mais tarde, fariam seu nome despontar como a escolha mais coerente para o posto deixado por Judas.
Apocalipse 17.1–3 NAA
Um dos sete anjos que tinham as sete taças veio e falou comigo, dizendo: — Venha! Vou lhe mostrar o julgamento da grande prostituta que está sentada sobre muitas águas. Os reis da terra se prostituíram com ela, e os que habitam na terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição. O anjo me transportou, no Espírito, a um deserto, e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres.
Hernandes Dias Lopes:
João é convidado para ver a queda da grande Meretriz, Babilônia, a cidade do pecado. A falsa igreja, foi consumida pelo fogo. Agora, João é chamado pelo mesmo anjo para ver o esplendor da Nova Jerusalém, a cidade santa, a noiva do Cordeiro.
1. As características da noiva são impressionantes, seu quadro de beleza é inimitável. (vv. 9-14)
(a) A nova Jerusalém é bonita por fora. Ela reflete a glória de Deus.
Apocalipse 21.11 NAA
a qual tem a glória de Deus. O seu brilho era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalina.
(b) Quando João tentou descrever a glória da cidade, a única coisa que pôde fazer foi falar em termos de pedras preciosas, como quando tentou descrever a presença de Deus no trono.
Apocalipse 4.3 NAA
E esse que estava sentado era semelhante, no aspecto, à pedra de jaspe e ao sardônio, e ao redor do trono havia um arco-íris semelhante, no aspecto, à esmeralda.
(c) Essa glória é indescritível (21:11), como indescritível é Deus. A igreja é bela por fora. Ela é como a noiva adornada para o seu esposo. Não tem rugas. Suas vestes estão alvas.
(d) A nova Jerusalém é bonita por dentro.
Apocalipse 21.19–20 NAA
Os alicerces da muralha da cidade estão enfeitados de todo tipo de pedras preciosas. O primeiro alicerce é de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda; o quinto, de sardônio; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o décimo primeiro, de jacinto; e o décimo segundo, de ametista.
(e) Ela não é bonita só do lado de fora, mas também do lado de dentro. Ninguém coloca pedras preciosas no fundamento. Mas no alicerce dessa cidade estão doze espécies de pedras preciosas. Há beleza, riqueza e esplendor no seu interior. - Não há coisa feia dentro dessa igreja. Nada escondido. Nada debaixo do tapete. Essa igreja pode passar por uma profunda investigação. Ela é bonita por dentro!
(f) A nova Jerusalém é aberta a todos.
Apocalipse 21.13 NAA
Três portões se achavam a leste, três, ao norte, três, ao sul, e três, a oeste.
Apocalipse 21.25 NAA
Os seus portões jamais se fecharão de dia, pois nela não haverá noite.
(g) A cidade tem 12 portas: ela tem portas para todos os lados. Isso fala da oportunidade abundante de entrar nesse glorioso e maravilhoso companheirismo com Deus.
Venha de onde vier as pessoas podem entrar. Os habitantes dessa cidade são aqueles que procedem de toda tribo, povo, língua e nação. São todos aqueles que foram comprados com o sangue do Cordeiro. Não há preconceito nem acepção de pessoas. Todos podem vir: pobres e ricos, doutores e analfabetos, religiosos e ateus, homens e mulheres. A cidade é aberta a todos. Há portas para todos os lados. O noivo convida: Vem! A noiva convida: Vem! Quem tem sede recebe a água da vida!
(h) Nesta cidade os santos do Velho e do Novo Testamento estarão unidos. A cidade é formada de todos os crentes da antiga dispensação e da nova dispensação. Nenhum daqueles que foram remidos ficará de fora dessa gloriosa cidade.
Apocalipse 21.12 NAA
Tinha uma muralha grande e alta, com doze portões, e, junto aos portões, doze anjos. Sobre os portões estavam escritos nomes, a saber, os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
Apocalipse 21.14 NAA
A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e sobre estes estavam os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
(i) A Nova Jerusalém não é aberta a tudo.
Apocalipse 21.12 NAA
Tinha uma muralha grande e alta, com doze portões, e, junto aos portões, doze anjos. Sobre os portões estavam escritos nomes, a saber, os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
Apocalipse 21.27 NAA
Nela não entrará nada que seja impuro, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.
A cidade tem uma grande a alta muralha - Muralha fala de proteção, de segurança. Embora haja portas e portas abertas, nem todos entrarão nessa cidade. Embora as portas estejam abertas, em cada porta há um anjo. Assim, como Deus colocou um anjo com espada flamejante para proteger a árvore da vida no Éden,assim, também, há um anjo em cada porta. O muro demarca a santidade da cidade, separando o puro do impuro. Deus é o muro de fogo que protege sua igreja. A igreja está segura e nada pode perturbá-la na glória.
Apocalipse 21.10 NAA
E ele me levou, no Espírito, a uma grande e elevada montanha e me mostrou a cidade santa, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus,
Zacarias 2.5 NAA
Pois eu serei uma muralha de fogo ao redor dela, diz o Senhor, eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória.”
(j) O pecado não pode entrar na Nova Jerusalém. Embora a igreja seja aberta a todos, não é aberta a tudo. Muitas vezes a igreja, hoje, tem sido a aberta a tudo, mas não aberta a todos.
Aqueles que se mantém no seu pecado não podem entrar, senão aqueles cujos nomes estão no Livro da Vida. Somente os remidos, os perdoados, os lavados, os arrependidos, os que creram podem entrar pelas portas da cidade santa.
(k) A Nova Jerusalém está construída sobre o fundamento da verdade.
Apocalipse 21.14 NAA
A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e sobre estes estavam os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
(l) Esse símbolo fala da teologia da igreja. A igreja está edificada sobre o fundamento dos apóstolos. Jesus Cristo é a pedra angular desse fundamento. A igreja do céu, a noiva do Cordeiro, a Nova Jerusalém está edificada sobre o fundamento dos apóstolos, sobre a verdade revelada, sobre as Escrituras.
(m) A Nova Jerusalém não está edificada sobre Pedro, sobre visões e revelações forâneas às Escrituras. A Palavra de Deus é sua base. Não é uma igreja mística nem liberal.Ela é logocêntrica!
(n) A Nova Jerusalém tem espaço para todos os remidos.
Apocalipse 21.15–17 NAA
Aquele que falava comigo tinha por medida uma vara de ouro para medir a cidade, os seus portões e a sua muralha. A cidade tinha a forma de um quadrado, de comprimento e largura iguais. E mediu a cidade com a vara, e tinha doze mil estádios. O seu comprimento, largura e altura são iguais. Mediu também a sua muralha, e tinha cento e quarenta e quatro côvados, pela medida humana que o anjo usava.
(o) A cidade é quadrangular: comprimento, largura e altura iguais. A cidade tem doze mil estádios, ou seja, 2.200 km de comprimento, de largura e de altura. Não existe nada parecido no planeta. É uma cidade que vai de São Paulo a Aracaju. Na Nova Jerusalém, a maior montanha da terra, o pico Everest, desaparece mais de duzentas e quarenta vezes. Essa cidade é um verdadeiro cosmos de glória e santidade.
(p) É óbvio que esses números representam a simetria, a perfeição, a vastidão e a totalidade ideais da Nova Jerusalém.
Não existem bairros ricos e pobres nessa cidade. Toda a cidade é igual. Não há casebres nessa cidade. Existem, sim, mansões, feitas não por mãos. Deus é arquiteto e fundador dessa cidade.
(q) A muralha da cidade mede 144 côvados, ou seja 70 metros de altura.
A medida da cidade é um símbolo da sua majestade, magnificência, grandeza, suficiência. Essas medidas indicam a perfeição da cidade eterna. Nada está fora de ordem ou fora de equilíbrio.
(r) A Nova Jerusalém é lugar onde se vive em total integridade.
Apocalipse 21.18 NAA
A muralha é feita de jaspe e a cidade é de ouro puro, semelhante a vidro límpido.
Apocalipse 21.21 NAA
Os doze portões são doze pérolas, e cada um desses portões é feito de uma só pérola. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente.
(s) Não apenas a cidade é de ouro puro, mas a praça da cidade, o lugar central, onde as pessoas vivem é de ouro puro, como vidro transparente. Tudo ali vive na luz. Tudo está a descoberto. Nada escondido. Nada escamoteado. A integridade é a base de todos os relacionamentos.
(t) A Nova Jerusalém é o lugar de plena comunhão com Deus.
Apocalipse 21.22 NAA
Não vi nenhum santuário na cidade, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
(u) No Velho Testamento a presença de Deus estava no Tabernáculo, depois no Templo. Mas, depois que o véu do templo foi rasgado. Deus veio para habitar na igreja. O Espírito Santo enche agora não um edifício, mas os crentes.
(v) Na Nova Jerusalém não haverá templo, porque a igreja habitará em Deus e Deus habitará na igreja. Hoje Deus habita em nós, então, vamos habitar em Deus. Isso é plena comunhão! A vida no céu será marcada não por religiosismo, mas vida com Deus.
(x) A Nova Jerusalém é o lugar da manifestação plena da glória de Deus.
Apocalipse 21.23–24 NAA
A cidade não precisa do sol nem da lua para lhe dar claridade, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua lâmpada. As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória.
(z) A cidade será iluminada não mais pelo sol ou pela lua. A glória de Deus a iluminará. A lâmpada que reflete a glória de Deus é o Cordeiro. Cristo será a lâmpada que manterá a luz da igreja sempre acesa.
A noiva do Cordeiro não é como a Meretriz que se prostituiu com os reis da terra. Os reis da terra é que vieram a ela para conhecer a glória do seu Noivo e depositar aos seus pés as suas coroas. Esta igreja não está a serviço dos reis, ela está a serviço do REI.
2. Outras aplicações:
(a) No céu: o imortal invadirá ao mortal, a eternidade invadirá ao tempo. Nossa esperança não deve estar baseada em mudanças orquestradas pelo poder humano.
Champlim:
Os homens gostam de falar de seu progresso como se isso indicasse o alívio dos pobres e necessitados, e como se a educação fosse a luz para o entendimento. Nenhum ideal elevado é jamais atingido pelos homens mortais, por mais nobres que sejam as suas tentativas. O mundo eterno é que oferece a verdadeira realização de tudo quanto é nobre, e hígido.
Nosso Deus é um Deus de beleza e espalhará beleza em abundância por toda a cidade que está preparando para seu povo. (Warren Wiersbe)
(b) Os santos no céu pisam em ouro. O céu será perfeito em todos os seus mínimos detalhes.
Mattew Henry:
Tudo que é excelente e valioso neste mundo será desfrutado lá de forma mais aperfeiçoada, e em intensidade muito maior- coroas mais brilhantes, riquezas melhores e mais duradouras, festas mais agradáveis e satisfatórias, uma participação mais gloriosa, um sentido mais real de honra e posições de honra muito mais elevadas, uma disposição mental mais gloriosa, e uma forma e um semblante mais gloriosos do que jamais se viram neste mundo.
Ilust.
Doroteu, bispo de Tiro, registra em sua Synopsis (Sinopse), que o martírio do apóstolo deu-se em Sebastopolis, nas proximidades do templo do sol. O local hoje transformou-se na grande cidade de Sevastopol, na Ucrânia, às margens do mar Negro, na costa da Península da Criméia. A campanha de Matias àquelas regiões pode ser também confirmada nos escritos do historiador Nicéforo, outro testemunho de importância milenar. O patriarca de Constantinopla afirma que o apóstolo pregou aos canibais da “Etiópia”, termo empregado para significar a região de Colchis, no Cáucaso, onde hoje estão situadas a Ucrânia e a Geórgia.
Related Media
See more
Related Sermons
See more